O ator e comediante britânico Russell Brand, de 49 anos, compareceu ao Tribunal de Magistrados de Westminster, em Londres, nesta sexta-feira (2), onde foi formalmente acusado de estupro, agressões sexuais e atentado ao pudor. Segundo informações da Reuters, o artista não se declarou durante a audiência e apenas confirmou seu nome, endereço e entendimento das condições da liberdade condicional.
Durante a audiência, o juiz determinou que Brand responderá ao processo em liberdade condicional. Ele foi instruído a informar à corte sua localização até a próxima audiência, marcada para o dia 30 de maio no Tribunal Criminal Central de Londres. Caso descumpra as condições, Brand poderá ter a prisão preventiva decretada.
Vestido com uma camisa escura e jeans, Brand chegou ao tribunal por volta das 9h30 (hora local), e a audiência durou apenas 12 minutos. Ao final, o artista obteve fiança e a data da próxima sessão foi definida. As acusações envolvem quatro mulheres e os crimes ocorreram entre 1999 e 2005, quando o comediante estava no auge de sua carreira.
Russell Brand, ex-radialista e ex-marido de Katy Perry, nega as acusações de violência sexual e afirma que, embora tenha sido um viciado em sexo no passado, nunca cometeu atos de violência. Desde que as alegações foram publicadas, Brand tem negado consistentemente as acusações, reiterando que jamais foi um violador.