ABRIU O JOGO!

Datena quebra o silêncio sobre climão nos bastidores do Brasil do Povo

Veterano tentou desmentir desentendimentos no ar, mas nos bastidores o clima é de bomba-relógio

Hanna Carvalho, Repórter do EM OFF

José Luiz Datena até tentou manter a pose durante sua participação no “A Tarde É Sua”, nesta segunda-feira (30/6), mas bastou um empurrãozinho do tarô para o caldo entornar de vez. Ao lado de Sônia Abrão e do tarólogo Daniel Atalla, o veterano negou com todas as letras que tenha se desentendido com a equipe do Brasil do Povo, novo telejornal da RedeTV!. Segundo ele, está tudo às mil maravilhas: “Estou me sentindo tão bem aqui, as pessoas me tratam tão bem. O carinho é tão grande…”, afirmou, com ares de lua de mel profissional.

Mas enquanto no palco Datena se diz em paz, nos bastidores o clima é de crise declarada — e nem as cartas esconderam isso. “Realmente, as cartas falam de um período de muitas contradições…”, disse o tarólogo Atalla ao puxar o baralho. Coincidência ou não, o jornalista chegou a brincar ao vivo com sua fama de abandonar navios em meio à tempestade: “Eu faço isso com uma facilidade enorme… Pego minha malinha e vou caminhar.”

Demissão, sabotagem e clima tóxico

Só que ninguém na redação do Brasil do Povo está achando graça. O que se comenta nos corredores é que o apresentador bateu de frente com o então editor-chefe da atração após reclamar, no ar, da edição de uma entrevista. O climão foi tão pesado que o editor pediu demissão três dias depois, e parte da equipe se solidarizou com a saída.

O pior? Surgiram rumores de que os inúmeros problemas técnicos enfrentados pelo programa — como apagões, falhas no áudio e entradas interrompidas — podem ter sido provocados por uma sabotagem interna. A ideia seria “pegar Datena de calças curtas” para acelerar uma possível queda do âncora.

A RedeTV!, claro, nega tudo. Em nota enviada ao site Notícias da TV, a emissora afirmou que não recebeu nenhuma reclamação formal no canal de compliance, tampouco pedidos de afastamento relacionados à crise nos bastidores.

A situação só piora com a audiência capengando. Em algumas edições, o Brasil do Povo flertou com o traço — aquele momento temido por apresentadores em que ninguém está assistindo. Mesmo assim, Datena insiste que está tudo “indo tão bem” na nova casa.

OSZAR »